O bairro Porto Belo que de belo só tem o nome, está em situação crítica por causa das ruas de terra. O tráfego intenso de veículos pesados, além de carros e motos, tem agravado a situação dos moradores da vizinhança que sofrem com o excesso de poeira, proveniente da via não asfaltada. “A casa fica cheia de pó. Nada permanece limpo. Meu carro eu lavei ontem, mas olha como ele já está empoeirado. É horrível respirar com toda essa poeira”, diz Antonio Ferreira, residente no bairro.
Segundo o morador, o pior horário é às 17h, quando as pessoas saem do trabalho e passam vários ônibus de trabalhadores rurais, caminhões, vans, carros e motos.
A baixa umidade do ar, aliada ao excesso de poeira nas ruas, merecem cuidados especiais, pois além do desconforto, podem provocar doenças respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, a poeira também agrava problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. A melhor solução para este caso é a pavimentação das ruas, mas enquanto ela não sai, é indicado aumentar a ingestão de líquidos e consumir alimentos ricos em vitaminas “A” e “C”, para aumentar a imunidade.