Seleção é destinada a candidatos com Ensino Fundamental completo e idade entre 14 e 18 anos até o fim de 2027
A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o edital do Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2027, oferecendo 150 vagas para candidatos de ambos os sexos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
Podem participar jovens que tenham concluído o Ensino Fundamental e que não tenham menos de 14 anos nem completem 19 anos até 31 de dezembro de 2027. Também é exigido que o candidato tenha finalizado o Ensino Fundamental até a data da Concentração Final do exame.
As inscrições estarão abertas entre os dias 2 e 23 de março de 2026, exclusivamente pelo site ingresso.afaepcar.fab.mil.br. A taxa de participação é de R$ 100.
O processo seletivo inclui provas escritas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação, previstas para 21 de junho de 2026. Além disso, os candidatos passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e etapas específicas para quem optar pelo sistema de reserva de vagas, como procedimentos de confirmação e verificação documental. Ao final, haverá a fase de validação documental.
Os aprovados em todas as etapas deverão se apresentar na EPCAR, em Barbacena, no dia 9 de janeiro de 2027, para a habilitação à matrícula. O curso tem duração de três anos.
Ao concluir o CPCAR com aproveitamento, o aluno receberá os certificados de conclusão do Ensino Médio e do curso preparatório, podendo disputar vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
Fonte: fab.mil.br







