O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no início do mês, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009.
O Ideb é um indicador importante para apontar a qualidade da educação nas escolas públicas e é medido de acordo com alguns fatores avaliados.
Na avaliação até o 5º ano, primeira fase do Ensino fundamental, a EMEFM Mário Borellii Thomaz, conhecida como Escola de Comércio, foi a escola que alcançou o melhor resultado, com o Ideb de 6,3, seguida da EMEF Professora Nadir Zadra Ribaldo, com 5,8. As escolas EMEF Prof. José Gonso,EMEF Professor Bráulio Teixeira e EMEF Agostinho Garcia foram as que tiveram a menor avaliação, respectivamente com o Ideb de 4,5, 4,5 e 4,4, sendo:
Escola – Ideb
MARIO BORELLI THOMAZ EMEFM – 6,3
JOAO TEIXEIRA PROF CAIC EMEF – 5,3
BRAULIO TEIXEIRA PROF EMEF – 4,5
NADIR ZADRA RIBALDO PROFA EMEF – 5,8
NORAIDE MARIANO PROFA EMEF – 5,4
SUD MENNUCCI EMEF – 5,4
AGOSTINHO GARCIA PROF EMEF – 4,5
JOSE GONSO PROF EMEF – 4,4
RUTH BARROSO TEIXEIRA EMEF – 4,7
Na avaliação por município, em nossa região Santa Rita do Passa Quatro foi o que mostrou o melhor desempenho, alcançando o Ideb 6,0, seguido Leme, com 5,6. Porto Ferreira obteve o Ideb de 5,3.
No Estado de São Paulo, o grande destaque foi o município de Cajuru, cidade com cerca de 20.000 habitantes que teve o Ideb de 8,6, e o sucesso está sendo objeto de reportagens que mostram o diferencial do ensino no município. A lista abaixo mostra o resultado por município da região:
Município – Ideb
Santa Rita do Passa Quatro – 6,0
Leme – 5,6
Pirassununga – 5,5
São Carlos – 5,5
Descalvado – 5,4
Porto Ferreira – 5,3
Tambaú – 5,3
Santa Cruz das Palmeiras – 5,1
Casa Branca – 4,9
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
Foto: Foto antiga da Escola de Comércio cedida por Tangerynus