Após o sucesso da expedição feita pela Associação dos Canoeiros do Rio Mogi-Guaçu de Porto Ferreira, que teve início no próprio município e foi concluída na cidade de Icem- SP, os canoeiros já pensam em fazer outra viagem até o final do ano, com duração de dois dias.
O grupo de canoeiros da expedição Porto Ferreira – Icem foi formado por Faria (piloto), Eder Pedroso da Cruz e Jéferson Tangerino (canoa 1); Valdir Fadel (piloto) e Rui César Ramos (canoa 2); Luis Aparecido Angelucci (piloto) e Walter Angelucci (canoa 3); Luis Fernando Espírito Santo (piloto) e Jair Aparecido Grigoleto (canoa 4); André Juliane (piloto) e Cláudio Ramos (canoa 4).
A aventura que durou oito dias foi planejada por dois anos e repetiu o feito de Flávio da Silva Oliveira, Zico Pinto, Aécio Menucci e Afonso Antunes, em 1954, quando atingiram o porto da cidade de Colômbia- SP.
Entre os dias 17 e 24 de abril, os canoeiros percorreram 470 km rio abaixo e puderam conhecer o que acontece nas margens do ecossistema dos rios Mogi, Pardo e Grande, que cortam os municípios paulistas e mineiros.
As paradas aconteceram na Ilha dos Patos, Guatapará, Barrinha, Pitangueiras, Foz do Mogi com o Rio Pardo, Cachoeira de São Bartolomeu, Morro Agudo, Jaborandi, Corredeira Morre Três, Barreto, Guaíra, Foz do Rio Pardo com Rio Grande, Barragem de Porto Columbia, Pranúria (fronteira com MG) e chegada na Praia Mariana, em Icem- SP. Por estes lugares o grupo pode observar uma bela natureza, mas também puderam comprovar a degradação das margens dos três rios provocadas pela poluição e desmatamento irregular causado pela expansão das culturas de cana-de-açúcar e outras que avançaram pelo Estado de São Paulo, desrespeitando as matas ciliares, as margens dos rios e os córregos.
Fotos gentilmente cedidas pelo senhor Jair Grigoleto
EM BREVE: Veja mais imagens da expedição na estação “FOTOS” do site.