Crescimento de empresas e da demanda fortalece indústria e gera empregos na cidade
São José do Rio Preto se consolida como polo na fabricação de equipamentos para academias, acompanhando o avanço do mercado fitness, que movimenta cerca de R$ 20 bilhões por ano no Brasil.
Desde 2021, a Junta Comercial do Estado de São Paulo registra a abertura de 29 empresas do setor na cidade. Só em 2025, foram sete novos negócios, além de outros três iniciados neste ano.
A expansão está ligada ao aumento de praticantes de atividade física. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número cresceu 30% entre 2019 e 2024, o que impulsiona a abertura de academias e a procura por equipamentos.
O movimento já impacta empreendedores locais. O empresário Rafael de Paula Cachorari optou por fornecedores da própria cidade ao montar um estúdio de alto padrão, destacando qualidade e logística.
A alta demanda também gera empregos. Marcos Rodrigo Omori ampliou sua equipe de cinco para mais de 50 funcionários para atender às encomendas, com produção mensal de até 300 máquinas.
Além do mercado nacional, empresas locais também exportam para países do Mercosul, reforçando o papel de Rio Preto como referência na indústria fitness.
Fonte: g1.globo.com







