O destaque desta semana fica para a aula de alongamento, ministrada pela professora Altamira Rodrigues, na academia do Clube de Campo das Figueiras. Saiba mais sobre ela:
O que é aula de alongamento?
É uma aula onde o professor trabalha com exercícios destinados a desenvolver a flexibilidade. Para isso foram desenvolvidos vários métodos, cada um com a sua aplicabilidade. Sabemos que nem todo mundo tem a mesma flexibilidade. Isso depende de fatores ósseos, musculares, tendinosos, da cápsula articular, da gordura e da pele.
Quem pode praticar?
Qualquer pessoa que não tenha restrição médica para a prática de exercícios físicos. Como toda atividade o alongamento exige orientação, regularidade e bom senso do aluno, para que ele não tente ultrapassar os limites genéticos. A dor é um sinal de alarme e não deve ser desprezada. Algumas pessoas têm as articulações mais flexíveis, independente de treinamento contínuo. Não tente imitá-las e use o seu bom senso.
Lembre-se
O alongamento, quando executado de maneira correta, não deve gerar dores musculares, pois oxigena a musculatura e elimina as toxinas o que possibilita uma resposta motora mais rápida. A redução das tensões musculares, próprias do estresse, é outro benefício acusado pelas pessoas que participam de uma simples aula de alongamento. O simples ato de espreguiçar nada mais é do que a necessidade natural do corpo em fazer alongamento.
Fonte e fotos: Depto esportes do CCF