No último dia 24 de agosto, na cidade de Araraquara, a Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), realizou o seminário regional de integração e capacitação dos membros da Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego).
O objetivo foi promover a atualização dos participantes com relação às ações de emprego, trabalho e renda, conscientizando os conselheiros municipais da importância de terem ações regionalizadas e integralizadas sobre o uso das redes sociais e ainda, discutindo sobre a inclusão das pessoas com deficiência física, participantes do programa aprendizes, egressos do sistema penitenciário e a diversidade sexual.
O evento contou com a presença de representantes de 12 municípios da região e foi conduzido por Juan Carlos Dans Sanchez, secretário executivo da Comissão Estadual de Emprego de São Paulo (CEE-SP). Ao final dos trabalhos, Sanchez entregou aos representantes de cada município um plano de trabalho, que deverá ser discutido e elaborado pela Comissão Municipal de Emprego em parceria com os agentes de crédito do Banco do Povo, servidores do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Sebrae, associações comerciais e sindicatos de cada município. O objetivo principal do plano de trabalho é identificar quais os cursos de qualificação e requalificação profissional o município mais carece. Em síntese, os desejos e necessidades dos cidadãos, somados à leitura dos setores em expansão no município e às demandas colocadas nos planos de ação definirão os cursos de qualificação a serem ofertados pela Sert.
A Com-Emprego de Porto Ferreira, atualmente presidida pelo empresário Ivan Burian, reúne-se mensalmente para tratar e propor ações que visam à geração de emprego e renda no município. Ultimamente a comissão gerencia também o Proindefe, lei criada na primeira gestão do prefeito Maurício Rasi, que concede benefícios fiscais às empresas que vierem a se instalar no município, além de receber e estudar as solicitações de doação de áreas do Centro Empresarial Ferreirense.
O chefe da Divisão de Planejamento, Tiago Varisi, salientou a importância do trabalho em conjunto dos órgãos municipais de geração de renda e emprego com a Comissão Municipal de Emprego. Para ele, esta harmonia vem gerando números positivos para o município, em comparação aos municípios da região.
Números
Em 2010, até o mês de agosto, o Banco do Povo já concedeu mais de 50 créditos para micro e pequenas empresas, contabilizando aproximadamente R$ 300 mil em recursos investidos diretamente na geração de renda e emprego. O PAT recolocou no mercado de trabalho mais de 430 trabalhadores que estavam desempregados. E o Sebrae atendeu, entre consultas diretas, cursos de capacitação, consultoria e palestras, mais de 500 empresários de Porto Ferreira.