Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, terão que prestar depoimento sobre irregularidades em operações financeiras do caso Master e ligação com o crime organizado na lavagem de recursos
A CPI do Crime Organizado aprovou nesta terça-feira (31) a convocação dos ex-governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, para prestar depoimento.
A comissão investiga o caso Master, que envolve suspeitas de lavagem de dinheiro, irregularidades em operações financeiras e uso de instituições bancárias para ocultar recursos ilícitos. Segundo o relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o depoimento de Ibaneis deve esclarecer decisões tomadas durante sua gestão em relação ao BRB, especialmente negociações com o Banco Master, diante de indícios de possível favorecimento ao grupo investigado.
No caso de Cláudio Castro, o foco será a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro. A avaliação da CPI é de que o estado apresenta cenários complexos envolvendo facções, o que torna necessário entender se houve falhas ou omissões no enfrentamento dessas organizações.
Também era aguardado o depoimento do ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que não compareceu à sessão. As datas das oitivas ainda serão definidas pela presidência da comissão.
A CPI também analisa novos pedidos de convocação e quebra de sigilos, o que pode ampliar o alcance das investigações nas próximas semanas.
Fonte: g1.globo.com







