No dia 14 de setembro, o vereador Rômulo Rippa recebeu uma denúncia através de um servidor público municipal, que uma funcionaria do Departamento Municipal de Educação estaria correndo uma lista onde todos os servidores daquela repartição eram convocados a estarem presentes em uma manifestação partidária de apoio a reeleição do Deputado Estadual Baleia Rossi PMDB/SP e Deputado Federal Devanir Ribeiro PT/SP, na Praça da Matriz, no sábado (18), para posteriormente um almoço no “Rancho Nery” e uma carreata eleitoral.
Os 16 servidores presentes naquele horário, na repartição, assinaram ciência da convocação e a cópia deste papel foi encaminhada para o Promotor de Justiça da Comarca de Porto Ferreira. No canto do papel, o vereador verificou a existência de uma “corrente”, através de ligações telefônicas da secretária do Departamento Municipal de Educação, transmitindo a convocação a todas as EMEIs, EMEFs e Creches da cidade.
“O fato é que além do “massacre” que ocorre nos princípios constitucionais da Administração Pública nessa ação, ocorreu o descumprimento de legislação administrativa e eleitoral”, diz Rippa.
De acordo com os esclarecimentos prestados ao promotor responsável pelo diretor substituto do Departamento Municipal de Educação, Matheus de Oliveira Klein, sobre a utilização da máquina administrativa e cooptação de servidores públicos para fins eleitorais, ele alega que o documento apresentado pelo vereador não é oficial.
Também consta que os eventos aos quais Rippa diz que os servidores foram convocados teriam acontecido no sábado (18), com início às 9h30. No entanto, no mesmo dia e quase no mesmo horário (10h), teve início a entrega da pavimentação e piscinão no Bairro Areia Branca, conforme consta na cópia do convite encaminhado ao promotor de justiça, feito pela Administração Municipal e Departamento de Obras.
Será solicitado ao prefeito abertura de sindicância para apuração dos fatos.