Ministro Gilmar afirma que o relatório da CPI do Crime Organizado utilizou interpretações inadequadas para justificar os indiciamentos, atribuindo à comissão funções que não possui.
O ministro do STF Gilmar Mendes pediu à PGR a investigação do senador Alessandro Vieira por suposto abuso de autoridade. A medida ocorre após o parlamentar sugerir o indiciamento de três ministros da Corte e do procurador-geral da República.
No pedido, Gilmar afirma que o relatório da CPI do Crime Organizado utilizou interpretações inadequadas para justificar os indiciamentos, atribuindo à comissão funções que não possui. O texto incluía os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e o próprio Gilmar, além de Paulo Gonet.
O relatório acabou rejeitado pela CPI no encerramento dos trabalhos, após críticas no STF e entre parlamentares da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Em resposta, Vieira afirmou que agiu dentro da imunidade parlamentar e disse que não houve abuso. Já o presidente do STF, Edson Fachin, criticou o relatório e alertou para riscos às instituições democráticas.
Fonte: noticias.r7.com







