A academia do Clube de Campo das Figueiras divulga esta semana o que é a musculação funcional. Na área do exercício físico, entende-se por funcional, aquele meio ou método de treinamento que aprimora o desempenho para uma ou mais atividades cotidianas ou esportivas.
A musculação é conhecida pela sua eficiência em promover adaptações morfológicas e funcionais. Adaptações morfológicas são aquelas ocorridas em nível estrutural, como o aumento da massa muscular. Já as adaptações funcionais são os aumentos das capacidades físicas, como por exemplo, o aumento da força muscular.
Há muito tempo, por influência da mídia, as pessoas ingressam em um programa de musculação objetivando a melhora da estética corporal, ou seja, aumento da massa muscular e diminuição de gordura (adaptações morfológicas). Para esta finalidade, a literatura nos mostra, sem sombra de duvidas, que a musculação é uma das atividades mais indicadas.
No entanto, a melhora da saúde e qualidade de vida não depende exclusivamente dos componentes estruturais, mas também dos funcionais. A idéia é executar durante o treinamento, exercícios que sejam eficientes para atender aos objetivos dos alunos (estética), como também, exercícios que proporcionem adaptações funcionais que possam ser transferidas para as atividades do dia a dia.
Como exemplo, citaremos a aplicação de dois exercícios que, em principio, são destinados ao desenvolvimento dos mesmos grupos musculares, porém de forma não funcional e funcional, respectivamente. O primeiro é o tradicional exercício de supino (fig. 1) realizado deitado em um banco. O segundo utiliza os mesmos movimentos, porém, em pé utilizando um sistema de cabos e polias (fig. 2).
O que caracteriza a maior funcionalidade do segundo em relação ao primeiro? Para responder a esta pergunta, é necessário outra: em que situação do cotidiano, as pessoas empurram, estando deitadas?
O movimento de empurrar é extremamente funcional, porém em raras situações necessitamos empurrar algo quando estamos deitados. Já em pé, as situações de empurrar se tornam mais frequentes (fechar uma gaveta, empurrar um carro, um móvel). Sendo assim o segundo exercício é mais semelhante às atividades cotidianas, quando comparado ao primeiro.
A idéia desse texto não é, de forma alguma, abolir exercícios tradicionais de musculação, tendo em vista que são excelentes no que se propõem, sendo vasta a literatura que os respaldam. A proposta, então é fazer com que as pessoas pensem que “funcional” não é tudo aquilo que tem bola, e sim, tudo aquilo que se aplica ao dia a dia, podendo ser realizado em qualquer ambiente de treinamento, com quaisquer materiais.
Fonte: Fitness Clip – Clipping de artigos e estudos ligados ao fitness e bem-estar.