Outubro é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama, um drama que abala também parentes e amigos dos pacientes, já que parte do tratamento depende dessas pessoas. A apoio de quem está por perto pode ser decisivo para superar a doença.
Em 2010, 15 mil novos casos devem ser registrados somente no Estado de São Paulo.
Com o aumento da demanda, o Instituto do Câncer, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), criou um site voltado para os parentes que cuidam de mulheres com esse tipo de câncer. http://www.icesp.org.br/Sala-de-Imprensa/Noticias/712/Curso-para-cuidadores-de-pacientes-com-cancer
Mesmo sendo menor em relação às mulheres, o número de casos de câncer de mama em homens é relevante. Neste ano, a expectativa é que surjam 500 novos casos em todo o Brasil.
Os índices de cura estão diretamente relacionados ao diagnóstico precoce. Quanto antes for diagnosticado, melhor o prognóstivo. Como na mulher, os índices de cura para o diagnóstico precoce variam de 80% a 90%. Se descoberto tardiamente, o índice cai drasticamente, passando de 10% a 20% dos casos.
O principal sintoma do câncer de mama em homens é o aparecimento de nódulo indolor na região da aréola, onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação. Geralmente, somente uma mama é atingida.
Para ambos sexos, o tratamento da doença é feita na rede pública de saúde.
Fonte: eptv.globo.com/noticias/noticias_interna