A empresa vencedora do certame licitatório para o projeto de geoprocessamento em Porto Ferreira, após concluir o voo sobre a cidade, já entregou aos técnicos da Prefeitura as primeiras imagens (orthofotos) do município. Com isso, tiveram início as primeiras ações técnicas.
Diante dessa tecnologia, a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio do Pregão Presencial nº 037/2010 e do Processo Administrativo nº 6056/2010, celebrou o Contrato nº 096/2010 com a empresa SSR Tecnologia, Engenharia e Aerolevantamentos Ltda.
Compete à empresa contratada a execução dos seguintes serviços:
a) confecção da Base Cartográfica Digital (vetorização) em arquivos tipo CAD, através das Orthofotos escala 1:1000, para 50 Km² compreendendo a área urbana e rural do município;
b) confecção de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para controle, ajustes e atualizações das informações referentes ao Cadastro Imobiliário, com emissão de relatórios e consultas temáticas;
c) Escaneamento dos documentos no formato A4 e anexação ao SIG; e
d) Treinamento para uso do Sistema de Informação Geográfica.
O projeto deve ser uma ferramenta de auxílio na reestruturação organizacional da Prefeitura e na racionalização de procedimentos para modernizar a gestão pública, por meio da prestação de serviço ágil e qualificada, proporcionando uma nova maneira de analisar o espaço urbano.
Planejar transformações do meio em que vivemos de uma forma mais consciente, precisa e ágil, e conhecer melhor o espaço em que estamos inseridos e desta forma analisar e gerenciar todas as informações necessárias para uma boa gestão municipal, esta é a finalidade da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira.
“Com estas ações, iniciamos uma nova fase com o uso do geoprocessamento para conhecimento do espaço territorial, visando assegurar qualidade de vida aos cidadãos. Com ações embasadas em aspectos técnicos e sociais, precisos e atualizados, é operacionalizado através dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que suportam a integração e a manipulação de informações de fontes distintas”, disse o diretor municipal de Finanças, Marcos Antonini.
Toda equipe técnica da Prefeitura (Finanças, Cadastro, Tributação, Informática e Obras) já está envolvida e preparada para dar suporte aos técnicos da empresa SSR Tecnologia, visando à conclusão dos levantamentos aerofotográficos e digitais. Lembrando que este processo a Prefeitura conta com recursos do BNDES, por meio de financiamento do Programa PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária).
A previsão da conclusão dos trabalhos é de 6 meses.
Fonte: assessoria de comunicação da prefeitura de Porto Ferreira