No dia 17 de novembro esteve reunido o Conselho Consultivo do Parque Estadual de Porto Ferreira com a participação de representantes da Fundação Florestal, Instituto Florestal, CETESB – Agência Ambiental de Pirassununga, Casa da Agricultura de Porto Ferreira, Câmara dos Vereadores de Porto Ferreira, Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, UNESP Rio Claro, UNIARARAS, SENAC-SP-São Carlos, CERVAN, Policia Ambiental, Associação dos Canoeiros do rio Mogi-Guaçú de Porto Ferreira e Ferrari Agroindústria.
O Conselho tem entre outras, a atribuição de apoiar a gestão visando a conservação do Parque Estadual de Porto Ferreira através de legislação vigente e cumprimento das metas do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação.
Entre os temas da pauta, destacaram-se os atropelamentos de animais silvestres na Rodovia SP- 215, usos impactantes do solo, poluição dos cursos d´água e instalação de indústrias na área do entorno do Parque, denominada de Zona de Amortecimento e necessidade de divulgação do Parque, enquanto unidade de conservação da natureza.
Em 2011 serão realizadas reuniões para tratar de temáticas relacionadas à conservação do Parque e seu entorno imediato, bem como propostas de ações conjuntas e parcerias em pesquisa, educação ambiental, comunicação, capacitação, proteção e fiscalização, entre outras. Em algumas reuniões serão convidados outros representantes da comunidade, de acordo com os temas propostos.
Também em 2011 teremos um motivo a mais para proteger a área do Parque, pois será comemorado o Ano Internacional das Florestas. Assim, Porto Ferreira pode se orgulhar de ter um dos últimos remanescentes florestais do interior paulista. Esse evento foi sugerido pela ONU com o intuito de provocar o manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas e a conscientização do papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. Tais ações, para ser colocadas em práticas, necessitarão que todos os segmentos organizados da sociedade trabalhem em conjunto para assegurar que as florestas sejam manejadas de modo sustentável.
Será também elaborado um programa de divulgação em diferentes meios de comunicação local e regional para informar a comunidade sobre a importância do Parque Estadual de Porto Ferreira como importante estratégia de conservação da biodiversidade de ambientes com vegetações diferentes, bem como seus objetivos específicos de manejo, ações em desenvolvimento e ações prioritárias à conservação.
Fonte: Gestora do Parque Estadual de Porto Ferreira