De acordo com o MEC, a medida foi tomada por dois motivos: as dificuldades de os alunos da região serrana do estado do RJ se inscreverem devido às chuvas e a decisão judicial que mudou o processo seletivo na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), impedindo que parte das vagas fosse reservada a alunos do Estado. A universidade seleciona parte dos seus alunos pelo SiSU.
O MEC informou ainda que os estudantes interessados em se inscreverem no SiSU terão um tempo limite para concretizar a inscrição no site do órgão. Serão apenas 20 minutos.
A medida ocorre para limitar a navegação excessiva na página do site e, assim, evitar congestionamento e problemas para concretizar a inscrição, como já foi registrado ontem. Caso a página fique apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos.
Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos –um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br e http://sisu.mec.gov.br/