A Prefeitura de Pirassununga e o Grupo Ecológico Viva Mogi promovem no dia 29 de janeiro, o 17º Passeio Ecológico Cachoeira de Emas/Porto Ferreira. No Passeio de Bóias, cada participante providencia sua própria bóia ou câmara de ar de caminhão e os equipamentos necessários para fazer o percurso com segurança e tranquilidade. Não se trata de competição, mas sim uma ajuda mútua para chegarem todos juntos no final. Durante o passeio os praticantes terão a chance de desfrutar de uma verdadeira trilha aquática e observar, ao sabor da correnteza, a beleza da mata ciliar e seus habitantes.
Segurança
Por razões de segurança, o Passeio deste ano sairá do Clube de Pesca. Como a vazão do Rio Mogi quase dobra nessa época do ano, o aumento do volume das águas torna perigosa a passagem das boias e embarcações pelas colunas que sustentam a nova ponte.
Colete e capacete
Para participar do Passeio de Bóias é preciso, antes de tudo, saber nadar.Será obrigatório o uso do colete salva vidas e capacete tipo bike. A bóia não pode estar muito cheia para não estourar ao esbarrar em galhos, e deve ser amarrada ao braço por uma corda ou cordelete, para que não se perca nas corredeiras.
Os participantes do Passeio de Bóias não poderão descer o rio em bóias amarradas umas as outras. Essa prática é muito perigosa e não combina com o bóia-cross.
O evento contará o suporte da equipe de salva vidas da Prefeitura Municipal, dos canoeiros de Cachoeira de Emas, e do Corpo de Bombeiros de Pirassununga.
Inscrições
As inscrições, gratuitas, devem ser feitas de 10 a 26 de janeiro, através do site www.omovimento.com.br, no Armazém Cultural Dito Micuim ou no Restaurante Cesar, em Cachoeira de Emas. Não haverá inscrições no dia.
Termo de Responsabilidade
Tanto pela Internet como nos postos fixos de inscrição, cada participante deve assinar o Termo de Responsabilidade e Condições Gerais do Passeio – impresso na ficha de inscrição -, se compromete a utilizar durante todo o percurso os equipamentos de segurança exigidos – coletes salva vidas e capacetes tipo bike – além de isentar a Prefeitura e o Grupo Ecológico Viva Mogi de qualquer culpabilidade sobre acidentes que possam vir a ocorrer durante o Passeio.
Premiação
Os organizadores vão premiar com troféus a “Maior Equipe Uniformizada” e a “Embarcação Mais Criativa”. Para concorrer à categoria de “Maior Equipe Uniformizada”, todos os integrantes devem estar vestidos com camisetas iguais, alusivas ao Passeio. O julgamento será às 8 horas e a premiação momentos antes da largada, prevista para as 9 horas, com ou sem chuva.
Dicas importantes
Os organizadores também alertam quanto ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas antes e durante a descida. Uma festa tão esperada e tão bonita como essa não pode acabar em tragédia.
O Passeio Ecológico termina com uma grande festa em Porto Ferreira, ao lado da antiga ponte ponte metálica, na sede sede da Associação dos Canoeiros.