O volume de água da chuva que caiu no na quinta-feira (20/01), embora não grande, foi o suficiente para provocar um vazamento pelo posto de visita localizado à rua Alonso Brasiliense, na Vila Sybilla.
O poço de visita fica bem ao lado das placas indicativas dos lagos do Projeto do Parque Linear dos Grandes Lagos. A rua Alonso Brasiliense recebeu recentemente pavimentação com blocos ecológicos.
Vazamentos como o registrado, geralmente acontecem nas regiões mais baixas da cidade, e colocam em risco a saúde da população.
Segundo o SAEF-Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira, o problema decorre de ligações de água de chuva ou de limpeza na rede de esgoto. É uma prática ilegal, que provoca estragos.
O problema não aparece no período de estiagem, mas se revela por ocasião do período chuvoso.
O SAEF, conforme recentemente divulgado, alega fazer campanhas educativas com o objetivo de eliminar de uma vez por todas as ligações hidráulicas irregulares das residências que jogam água da chuva na rede coletora de esgoto, os problemas continuam.
Beto Utinetti, superintendente do SAEF, concorda que precisa haver maior fiscalização, mas acredita que o proprietário deve entender que é necessário refazer a ligação nas residências, separando a água da chuva da rede de esgoto.