A Folha.Com divulgou hoje (24/01) uma entrevista com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), onde disse que, quando presidiu a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), recebeu pedidos de políticos de todos os partidos e os atendeu “sem discriminação”.
Ele negou uso político da Conab e disse, ao explicar o aumento da distribuição de alimentos às prefeituras paulistas, que “deu uma atenção especial a São Paulo”.
Na entrevista o repórter faz diversas perguntas ao ministro em relação ao possível uso político da distribuição de alimentos da Conab no interior de São Paulo, mencionando inúmeros registros nos sites das prefeituras do interior de São Paulo em que Baleia Rossi, seu filho e deputado estadual reeleito, participou da distribuição de alimentos.
Na entrevista é citado o nome do vereador ferreirense Sérgio Martins e o prefeito de Porto Ferreira recebeu uma destaque como apoiador do Baleia.
Como a entrevista é grande, transcrevemos abaixo apenas o trecho em que é mencionado o município de Porto Ferreira:
E se houve uso político?
Eu não acredito que tenha havido, posso te garantir que não houve, eu tenho acompanhamento disso, muito seguramente. O que tem havido é o seguinte, algumas pessoas que não trabalham, que não procuram beneficiar a população, aí acabam alegando que quem trabalha está se beneficiando. Veja, o trabalho do político é em benefício da comunidade. Isso não é uma questão que possa ser objeto de questão negativa.
*Há inúmeros exemplos em que as prefeituras divulgam imagens e textos:
“Sérgio Martins, Baleia Rossi, com leite em pó” [lê a reportagem]*
O prefeito de Porto Ferreira é um apoiador do Baleia, tem uma relação política intensa com o Baleia, e não vejo nada de especial. Na verdade, essa fotografia, ele está visitando o serviço social da prefeitura, é isso que ela quer dizer.
*[Lê] “A atuação do parlamentar junto à Conab trouxe recursos…”*
[Interrompendo] Maravilha, parabéns ao parlamentar.
O sr. considera isso uso político?
Não, absolutamente. Até porque você não tem nem data, não foi nem próximo da eleição isso.
Foi em junho de 2010.
Então, você veja, nem tinha começado o trabalho eleitoral. Isso era um trabalho normal junto à comunidade. Eu entendo sua posição, eu sei que vocês, jornalistas, têm esse rigor, mas a minha opinião é que esse é um trabalho de qualquer parlamentar. Se você pegar outros sites, você vai encontrar dezenas de parlamentares que conquistaram bons… que a comunidade foi beneficiada pelo seu trabalho.
Aqui há uma declaração do deputado: “Conseguimos incluir o município de Porto Ferreira no programa de segurança alimentar do governo, por meio da Conab…”
Veja a reportagem completa acessando:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/864825-ministro-da-agricultura-nega-uso-politico-de-distribuicao-de-alimentos.shtml
Foto:(arquivo) Blog de comunicação da Prefeitura Municipal