O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, assinaram na última terça-feira, 488 convênios dos programas Ler e Escrever e São Paulo faz Escola com 407 prefeituras para implantação dos projetos nas redes municipais. A verba para produção do material didático que será distribuído às escolas será de R$ 5 milhões. Durante o evento, também houve o lançamento do SP Educação com Saúde, iniciativa em parceria com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM).
O programa de saúde preventiva para os professores tem o objetivo de reduzir o número de faltas durante o ano letivo.
No início o programa de saúde está previsto para o segundo semestre na Capital. “Em cada uma das diretorias de ensino teremos os centros multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfim as equipes multiprofissionais”, disse Alkmin.
Não foi definida a data para a expansão do programa para todo o Estado
Com investimento de R$ 27 milhões, o programa SP Educação com Saúde foi idealizado para oferecer assistência médica preventiva aos servidores da Educação, no local de trabalho. Além de melhorar a qualidade de vida do profissional, também será aprimorada a qualidade dos serviços prestados nas unidades escolares. O programa será executado pela CSSM, com suporte técnico do IAMSPE. Cada convênio terá validade de três anos. Inicialmente, será implantado nas 13 diretorias de ensino e 1.058 escolas estaduais da Capital, beneficiando 65 mil funcionários, entre professores, secretários de escola, agentes de serviço.
Não foi definida a data para a expansão do programa para todo o Estado.
Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola
Ambos são programas pedagógicos, que preveem a distribuição de material paradidático (Ler e Escrever) e didático (São Paulo Faz Escola) às escolas. O objetivo é garantir apoio aos alunos e professores nas salas de aula da rede estadual e da municipal, no caso dos municípios conveniados com o Estado para implantação dos programas.
O Governador Alkmin também firmmou convênios com 407 municípios do Estado, que receberão o mesmo material utilizado por professores e alunos na rede estadual.
Fonte: Secretaria da Educação