O deputado federal Newton Lima (PT-SP) esteve na quinta-feira, dia 24 em Brasília com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir a internacionalização do Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes, que inclui a instalação de uma estação aduaneira, fundamental para o desenvolvimento de São Carlos e dos municípios da região central do estado de São Paulo.
Para Lima, o aeroporto tem a capacidade para tornar-se o principal centro latino-americano de manutenção de aeronaves. “A internacionalização do aeroporto, bem como a duplicação da SP-318 são fatores essências para a nova etapa de desenvolvimento econômico de toda a região de São Carlos”, afirmou Newton Lima.
Barbosa se mostrou receptivo ao pleito do deputado federal Newton Lima (PT) e se prontificou a estudar com brevidade a melhor maneira de atender ao pedido. “Entendo que esta solicitação tem importância não só para São Carlos e região, mas para o Brasil”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda.
A internacionalização do aeroporto beneficiará, principalmente, a empresa aérea TAM, que necessita dessa aprovação para expandir seus negócios na cadeia de serviços que presta em São Carlos. O aeroporto Mário Pereira Lopes é administrado atualmente pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), que não permite o pouso de aeronaves estrangeiras. Dessa forma, hoje as aeronaves estrangeiras necessitam, primeiro, dar “entrada” em outros aeroportos do país e depois se deslocar até o interior paulista, atrasando a chegada ao Centro de Manutenção da TAM em São Carlos.
Já com a estação aduaneira (ou de alfandegagem), seria permitida que grandes empresas exportadoras e importadoras de São Carlos e região tivessem seus negócios facilitados, reduzindo custos e burocracia para exportação e importação de produtos.
Fonte: Alexandre Milanetti Ex-Libris Comunicação Integrada