O policiamento será reforçado em todo o Estado de São Paulo para a Operação Carnaval, no período de 4 a 9 de março, com a expectativa de emprego de 84 mil policiais militares e aproximadamente 27 mil viaturas – entre carros e motos.
A operação será realizada com a intensificação e integração dos Programas de Policiamento (Escolar, Comunitário, de Trânsito e Motocicletas), Radiopatrulhamento e Força Tática a fim de manter a ordem pública durante todo o período de festa e comemorações.
Participarão da Operação Carnaval todos os batalhões de Policiamento do Estado (com seu efetivo intensificado); Policiamento Rodoviário; Policiamento Ambiental; Corpo de Bombeiros; Policiamento de Choque (montado e com cães); além do apoio do Grupamento Aéreo e de unidades administrativas.
Durante o período, os militares contarão com oito aeronaves, sendo cinco no litoral, 686 cães e cavalos, além de 334 embarcações, para garantir a tranquilidade e segurança pública e reduzir os índices criminais recorrentes nessa época do ano.
O Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, intensificará a Operação Praia Segura, por meio de um mapeamento das áreas com maior número de afogamentos (praias/represas) e orientação aos banhistas. Devido a essa operação, o número de afogamentos registrou queda de 12% de 2009 para 2010.
Essas ações de segurança foram reforçadas com a Operação Pré Carnaval realizada por policiais civis da região de Ribeirão Preto, no último dia 24, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
A operação de Ribeirão Preto (área da Deinter 3) envolveu as oito delegacias da região, inclusive Porto Ferreira, e resultou na prisão de 271 pessoas, apreensão de 20 adolescentes infratores, além da captura de três armas de fogo e 2,1 quilos de droga.
Em Porto Ferreira cinco pessoas foram presas na operação e uma pistola com numeração raspada foi apreendida. Foram cumpridos três mandados de busca e veículos foram vistoriados.
A Polícia Civil ainda atuará neste carnaval com esquema de policiamento reforçado e aumento do efetivo nos plantões policiais e unidades prisionais de todo o Estado.
Um balanço comparativo da Polícia Civil mostra que sua atuação no carnaval de 2010 registrou queda nos índices criminais em relação a 2009. Os crimes contra o patrimônio caíram 6,11%.
Os furtos, registrados em maior quantidade na região interiorana, caíram 5,66%, já os roubos foram reduzidos a 1.865 registros em 2010, no ano anterior foram informados 2.298 ocorrências pelos civis, totalizando queda de 18,84%. O índice com maior queda é o de acidentes de trânsito com vítima fatal, que caiu 34,26%.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública