É comum na época do carnaval a distribuição de preservativos em clubes ou determinados locais onde se desenvolvem ações sociais, assim como recomendações que são transmitidas em relação ao sexo seguro.
Nesse sentido, o Porto Ferreira Hoje está apresentando um resumo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Na edição de ontem (03/03) foi publicada a primeira parte ( http://www.portoferreirahoje.com.br/noticia/2011/03/03/doencas-sexualmente-transmissiveis-dsts-conheca-e-previna-se/ ). A última parte será publicada amanhã (05/03), cujo assunto é a AIDs e orientações quanto ao uso da camisinha.
HPV (Condilomatose)
Infecção causada por um grupo de vírus Papilomavirus Humano (HPV) que determinam lesões que, ao se fundirem, formam massas (verrugas) que possuem aspecto de couve flor. Os locais mais comuns onde elas aparecem são: glande, prepúcio e meato uretral, ânus e reto, no homem; vulva, ânus, reto, períneo, vagina e colo do útero na mulher.
Frequentemente a lesão não é visível a olho nu, na maioria das vezes, ela não apresenta nenhum sintoma. Existem tipos de vírus do HPV que caracterizam-se por verrugas em mãos e pés e outros tipos de vírus do HPV que são oncogênicos, ou seja, causam câncer de colo de útero.
Diagnóstico: É essencialmente clínico (histórico e exame físico), eventualmente recorre-se a biópsia de lesão suspeita.
Tratamento: Busca a remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino). Os tratamentos disponíveis são locais (cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações,etc). Frequentemente, mesmo com os tratamentos adequados, pode ocorrer da doença retornar.
Não existe um medicamento que erradique (mate) o vírus, mas a cura pode ocorrer por ação de mecanismos de defesa do próprio organismo. Existem vacinas para a prevenção de alguns vírus específicos do HPV.
Qualquer novidade procure um médico.
Aguarde a parte final!