A Equipe de Controle de Vetores colocou uma faixa alertando para o combate ao mosquito da dengue no ponto de início dos desfiles do Carnaval 2011 de Porto Ferreira, na Rua Cel. João Procópio.
A preocupação da Equipe de Controle de Vetores é que durante o carnaval há uma concentração de pessoas no centro da cidade, o que faz aumentar o risco de disseminação do vírus.
O alerta ocorre quando foi confirmado o 6º caso de dengue no município. Com três casos registrados, o Jardim Salgueiro é o barro com maior número de casos registrados, três. Os demais casos foram registrados no Centro, Jardim Porto Novo e Águas Claras, com um caso cada.
O trabalho de nebulização para eliminação do mosquito infectado foi interrompido devido as chuvas que caem no município nos últimos dias.
Os cuidados devem ficar por conta da população, eliminando os focos de procriação do mosquito e utilização de repelentes e inseticida aerosol nas residências, preferencialmente os de tarja amarela. O Controle de Vetores recomenda que o inseticida seja utilizado uma vez por dia, no início da manhã ou da tarde, tomando-se o cuidado de manter todas as janelas fechadas, fazendo aplicação embaixo das camas, sofás, atrás dos móveis ou outros locais onde o mosquito possa se alojar, mantendo o local fechado por um período de 30 minutos.
Dengue em Ribeirão Preto
No período entre 23 de fevereiro a 02 de março, 787 casos novos de dengue foram registrados em Ribeirão Peto. No ano, 2.252 pessoas já contraíram a doença na cidade.