O índice de vítimas fatais em acidentes nas estradas paulistas caiu 45,5% e o índice de feridos caiu 22,7% neste feriado de Carnaval em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,89, contra 0,81 em 2010. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,53 para 1,38, de uma operação para outra. Neste feriado, em números absolutos: foram 1.553 acidentes, 24 mortos e 676 feridos.
Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 15.443 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 1.490 veículos, 183 carteiras de habilitação e 1.572 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 133 casos de embriaguez e 7,1 kg de drogas foram apreendidas.
Fonte: Segurança Pública
Foto: Porto Ferreira Hoje – Divulgação