Será realizada no Plenário da Câmara Municipal no dia 14 de Março, a partir das 14:00 horas, uma Palestra pelo Consultor Guilherme Santos e Campos, do SEBRAE-SP, que explanará sobre a formalização e constituição de Cooperativas.
Segundo o vereador Luis Adriano Alves Pinto, a palestra será destinada a dois grupos interessados: um de professores e outro de proprietários de Vans.
Grupo de Professores(as):
Em reunião realizada na Câmara Municipal, no dia 11.12.2010, foi discutido como poderiam ministrar aulas para a Rede Pública Municipal, tendo em vista a questão do interstício de 6 meses exigido em edital de processo seletivo.
Dentre as reivindicações dos professores naquela ocasião estavam:
Redução para 10 horas aulas semanal – para constituir um cargo, tendo em vista, que algumas matérias não atingem a quantidade de 25 horas aulas semanal.
Aumento para 32 horas aulas semanal – para que o Professor possa fechar uma carga horária numa única unidade, evitando desperdício de tempo em locomoção.
Abono Mensal Temporário – na impossibilidade de se ter aumento real na hora aula, que pudesse ser feito a valorização do magistério através de um abono mensal temporário, até que se implante um processo de valorização integral no salário.
Aumento no valor hora aula – Valorização do profissional do Magistério no valor hora aula com piso mínimo de R$ 9,80 e o máximo de R$ 15,30.
Retirada do Interstício de 6 meses para Professores Contratados – O alerta vale para uma provável falta de professores para o ano de 2011, por insuficiência de profissionais devido ao uso do interstício no edital de processo seletivo.
Formalização de uma Cooperativa de Professores – Viabilizar a formalização de uma Cooperativa de Professores do Ensino Fundamental e Médio, na hipótese de não se levar em consideração o item anterior. A Cooperativa dentre outras vantagens está a segurança na defesa de seus direitos e na organização do processo educacional na disponibilização de profissionais na forma conveniada com o ente público.
A palestra com o consultor do SEBRAE-SP, visa obter orientação e acompanhamento, se for o caso, para a formalização destes profissionais, que por ora estão impossibilitados de serem contratados pela Prefeitura nos termos do edital vigente.
Grupo de Proprietários de Vans
Em reunião realizada com o Sr. Prefeito por conta das investidas da ARTESP, questionando a regularidade do Transporte Intermunicipal, ficou o compromisso de um esforço comum para que pudesse organizá-los de forma a atender algumas exigências da referida agência. Entre as sugestões de formalização está a formação de uma Cooperativa de Transportes para Porto Ferreira e Região.
As fotos de divulgação são alusivas a reunião realizada no dia 11.12.2010, que contou com a presença dos Vereadores Luís Adriano, Berque, Valdir Bosso, Sérgio de Moraes, Diretora do DME, Diretores de Escolas Municipais, Presidente do Conselho do Fundeb – Sr. Apparecido Affonso Espirito Santo e professores.