Acumulados de chuva no estado paulista podem atingir 100 mm no leste e sul; massa de ar frio derruba os termômetros a partir de domingo.
A chegada de uma frente fria à Região Sudeste vai mudar radicalmente as condições do tempo nos próximos dias. O estado de São Paulo será o principal afetado pelo sistema, enfrentando tempestades severas, altos volumes de precipitação e um declínio acentuado nas temperaturas.
A instabilidade começa a dar os primeiros sinais ainda na noite desta sexta-feira (4), com registros de pancadas isoladas de chuva nas regiões de Itapeva, Registro e no litoral sul paulista.
Sábado de alerta para temporais em SP
No sábado (5), o sistema ganha força e se espalha por todo o território paulista. A previsão alerta para chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas por temporais em diversas regiões do estado. A Capital também sentirá os impactos ao longo do dia, com instabilidades e trovoadas do período da manhã até a noite.
Nas demais áreas do Sudeste, a chuva chega entre a tarde e a noite, afetando o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. Contudo, o estado de São Paulo segue no centro das atenções devido ao maior risco de eventos severos.
Domingo: chuva perde força em SP e frio ganha espaço
Durante a madrugada de domingo (6), a frente fria ainda mantém o alerta de tempestades na maior parte do estado paulista — com exceção do oeste. Com o deslocamento do sistema em direção ao Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais ao longo do dia, as estabilidades começam a enfraquecer em solo paulista, restando apenas episódios de chuva fraca a moderada nas faixas norte e leste. Na Grande SP, o domingo será marcado por céu encoberto e chuviscos contínuos.
Até o encerramento do fim de semana, os volumes acumulados de água devem ser expressivos, especialmente no sul e leste de São Paulo, onde os termômetros de medição podem superar facilmente os 50 mm e chegar a marcas próximas dos 100 mm em pontos isolados.
Sensação de frio predomina na retaguarda do sistema
Além da precipitação, a retaguarda do sistema traz uma massa de ar frio que provocará um declínio acentuado na temperatura. A partir de domingo, os paulistas devem se preparar para manhãs geladas e tardes com temperaturas amenas ou sensação de frio, marcando a virada no padrão meteorológico do estado.
Fonte: tempo.com







