O Deputado Federal Newton Lima participou da audiência pública realizada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara na última semana.
Durante o encontro, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, apresentou aos parlamentares os principais programas do Ministério da Cultura para 2011, solicitando a aprovação de projetos como o ProCultura, Vale-Cultura e a modernização da Lei dos Direitos Autorais.
Apesar de reconhecer a importância dos programas que estão na pauta do governo federal, o deputado ressaltou a importância do “projeto Pontos de Cultura” – lançado no governo anterior na transformação da população carente em agente ativo na produção cultural.
Newton Lima também destacou o papel das prefeituras na promoção e difusão da Cultura, enfatizando que as cidades podem e devem ser os principais agentes fomentadores da cultura, ora promovendo eventos, ora apoiando, para que toda a população independente da renda e escolaridade tenha acesso a cultura.
“…Como grande admirador do programa Pontos de Cultura, reforço a importância do diálogo deste projeto com os atuais programas do governo, devemos dar mais apoio às prefeituras para que as mesmas possam proporcionar aos seus cidadãos pleno acesso aos bens culturais da região e do país…”, disse o parlamentar.
Em resposta ao deputado, a ministra afirmou que está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a construção, até 2014, de 800 Praças da Cultura, projeto que também integra ações dos ministérios do Esporte e da Justiça. “O projeto visa trabalhar, em áreas de alta vulnerabilidade, uma aproximação com as comunidades locais que farão a administração das praças junto com as prefeituras”, relatou Ana de Hollanda.
Fonte:Thatiana Miloso Ex-Libris assessoria