O movimento “Banda Larga é um direito seu!” foi lançado na última segunda-feira, dia 25, em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Campo Grande. Os lançamentos foram mostrados simultaneamente em transmissões ao vivo pela Internet.
O movimento criado por cerca de 50 entidades civis é liderado pelo Coletivo Digital, Idec e Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Segundo os participantes, a banda larga no Brasil é cara, ruim e para poucos. Poder se comunicar e se informar com rapidez hoje é considerado um direito do cidadão. O ponto fundamental da discussão é o Plano Nacional de Banda Larga, PNBL, que está sendo discutido no Congresso, no Governo Federal e na Anatel.
As entidades comemoram o último ato da presidente Dilma Rousseff, que paralisou as negociações quando foi informada que a banda larga oferecida pelo governo e as teles teria menos de 1 megabyte. Apesar disso,elas estão céticas quanto aos termos que o governo federal e as empresas de telecomunicações estão negociando para a implantação da banda larga popular com o dinheiro do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).
O deputado federal Newton Lima (PT-SP), incentivador do debate sobre banda larga, convidou os membros da organização do movimento para participar da discussão na Subcomissão para o Acompanhamento do PNBL que ele criou na Câmara dos Deputados.
“Não existe melhor momento para discutirmos o sistema de Banda Larga que estamos implantando no país. O governo negocia com as empresas de Telecomunicações, recriou a Telebrás e nós temos o dever de trabalhar para que a população tenha acesso de qualidade em todos os locais. Não podemos deixar que os brasileiros das classes C, D e E não tenham acesso por morar nas periferias das grandes cidades ou na zona rural”, afirma Newton Lima.
O movimento marcou para hoje, quinta-feira, dia 28 de abril, reunião na cidade de São Carlos. Para mais informações acesse: www.campanhabandalarga.org.br
Fonte: Thatiana Miloso – assessoria Ex-Libris