A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou nesta quarta-feira, 4, da abertura da XV edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em Santana de Parnaíba. A primeira-dama estava acompanhada pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura.
“O País está envelhecendo. Então, o Governo precisa fazer projetos voltados para a terceira idade. São pessoas que já deram sua contribuição à sociedade e merecem agora todo o nosso carinho, todo nosso apoio”, afirmou a primeira-dama Lu Alckmin sobre a importância do JORI.
Nessa etapa em Santana de Parnaíba estarão presentes 1.592 atletas da terceira idade, vindos de 24 municípios.
São 13 modalidades esportivas adaptadas a pessoas com mais de 60 anos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez. Todos os participantes nas duas fases (classificatória regional e final), por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.
Este ano o JORI terá nove etapas regionais. Depois de Santana de Parnaíba, as competições ocorrerão em Ourinhos, Votuporanga, São Paulo, Porto Ferreira, Jaú, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga. A grande final, de 23 a 27 de novembro, acontecerá em São José dos Campos.
Cada município sede recebeu um repasse no valor de R$ 120 mil da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O recurso deve ser empregado em alojamento e alimentação aos participantes, além de programação cultural e lazer durante a permanência dos atletas na cidade.
O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde e prefeituras que sediam as competições.
Fonte: Fundo Social de Solidariedade do Estado