Pela primeira vez o acesso em casa passou a ser tão relevante quanto em lan houses. Além disso, a parcela daqueles que frequentam a internet diariamente subiu desde então de 32% para 44% dos internautas.
Em pouco mais de um ano, o acesso móvel quase dobrou, chegando a 9% da população, com alta principalmente entre os jovens de 16 a 24 anos. Outro sinal de sofisticação no uso da rede é o crescimento do comércio eletrônico no País. Desde agosto de 2009, cerca de 7 milhões de brasileiros incorporaram o hábito de fazer compras pela internet.
“É provável que um gargalo estrutural esteja impedindo a chegada de marinheiros de primeira viagem ao mundo digital. O barateamento espontâneo dos pacotes de internet rápida – ainda caríssima no Brasil – parece não ter dado conta de fazer crescer o bolo. Os números da nossa pesquisa reafirmam a urgência pela implementação do Plano Nacional da Banda Larga”, avalia José Augusto Porto, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.
A F/Nazca realiza a pesquisa sobre Internet desde o início de 2007. No levantamento de novembro de 2010 foram feitas 2.203 entrevistas em 146 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2000 e estimativas 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
FONTE: Agrosolf e F/Nazca