O setor de Cerâmica e Decoração cresce a cada ano e é uma das principais atividades econômicas de Porto Ferreira, mas como em todos setores sócio-econômicos prescisa cada vez mais de investimentos, principalmente na infraestrutura, divulgação e elaboração projetos, que devem ser voltados principalmente ao desenvolvimento e crescimento.
Após ampla análise e ouvir alguns comerciantes, o vereador Élcio Arruda apresentou anteprojeto de lei na Câmara Municipal, propondo ao executivo a criação de um “Fundo Municipal de Turismo-FUMTUR”.
Em sua justificativa o vereador ressaltou a importância do Turismo de Negócios no município, que movimenta uma das nossas principais atividades econômcias.
Este “fundo” teria como finalidade principal, a arrecadação de recursos para serem investidos no Turismo de Negócios do município, pois esta área se desenvolveria ainda mais com novos projetos, principalmente em logística. Esta ação se somaria à outras importantes ações que vem sendo desenvolvidas no setor, como as comemorações programadas para Mês do Cerâmista, que está sendo realizado.
Élcio acredita que os comerciantes também estariam participando ainda mais ativamente nas ações, pois teriam um estímulo a mais para investir em suas lojas e na produção; seria como um orçamento participativo, onde os próprios envolvidos com o setor decidiriam em conjuto com a administração municipal e Conselho de Turismo os passos a seguir, ou seja, as prioridades de investimento, e onde e como se estaria investindo.
“Após estudo na área amadureci a idéia da criação deste fundo, que já é aplicado em alguns municípios com excelentes resultados. Este projeto de lei criando o fundo, vem de encontro com os anseios dos lojistas e proprietários de cerâmica e decoração, pois podemos explorar ainda mais esta área econômica. O Conselho Municipal de Turimo (COMTUR) também terá um papel importantíssimo como agente regulador do fundo. Tenho a convicção que o prefeito Maurício também não medirá esforços para tornar realidade o “FUMTUR”, que facilitará muito a arrecadação de recursos via governos Estadual, Federal e setor Privado, visando principalmente a geração de mais empregos e renda no município”, concluiu, Élcio Arruda.