O curso já foi ministrado em 2005 na cidade. Entre os presentes pelo Senai estavam Walter Gonçalves, diretor regional; Ricardo Figueira Terra, diretor técnico; Abílio Rodrigues de Oliveira Filho, professor; e César Callegari, assessor técnico.
O parlamentar defende que com a retomada do curso São Carlos passará a oferecer toda a cadeia de formação de profissionais para o setor aeronáutico, incluindo os cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica pela EESC/USP e o de Tecnólogo mantido pelo IFET/UFSCar.
Na reunião foi decidido que São Carlos tem as condições necessárias para receber a nova escola especializada em manutenção de aeronaves que o Senai vai instalar no interior do estado. Ficou decidido que uma comissão da entidade irá visitar o aeroporto de São Carlos e as instalações da TAM e da Embraer na região nos próximos dias para verificar a viabilidade do projeto.
“Essa é uma grande oportunidade para que nosso município seja um pólo de excelência em aeronáutica”, afirmou o deputado Newton Lima. Ele lembrou que quando era prefeito e Oswaldo Barba (prefeito atual de São Carlos) era reitor da UFSCar, eles conseguiram uma verba federal para o primeiro curso de Manutenção Aeronáutica que o Senai ofereceu na cidade.