Um Projeto de Lei (PL) apresentado nesta semana em Brasília pelo deputado federal Newton Lima (PT-SP) poderá mudar o panorama de violência no trânsito enfrentado pelos motociclistas de todo o Brasil.
Caso seja aprovado, o PL 1.517/2011 determina, entre outros, a criação obrigatória de uma faixa exclusiva para a circulação de motocicletas.
A matéria proposta pelo parlamentar também defende a proibição do tráfego de motos e demais veículos ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes ou entre a calçada e a pista a ela contígua. Tal mecanismo, na opinião de Newton Lima, é essencial para a segurança dos milhares de motoristas que diariamente correm grandes riscos no trânsito.
A principal justificativa para a elaboração de um Projeto de Lei capaz de render grandes discussões está nas estatísticas registradas no país nos últimos anos.
“…Entre os anos de 1998 e 2008 houve no Brasil um crescimento de 753% no número de motociclistas acidentados e o total de vítimas fatais subiu 23,9%. A engenharia de trânsito das cidades de médio e grande porte tem enfrentado o grande desafio de conciliar, com segurança e agilidade, a convivência de carros e motos. Acredito que este PL é uma solução viável para todo o Brasil…”, defendeu o deputado Newton Lima (ex prefeito de São Carlos).
Bom exemplo
Embora tenha sido considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a lei estadual que determina a criação de motofaixas nas principais vias da região metropolitana de São Paulo foi um bom exemplo de uma intervenção positiva no trânsito.
Segundo pesquisa realizada pela CET São Paulo, a motofaixa implementada na Avenida 23 de Maio é utilizada por 91% dos motociclistas que trafegam pelo local. “Se forem funcionais e adequadas, as motofaixas poderão contribuir para a redução de acidentes envolvendo motociclistas. Entendo que sua implantação envolve um ônus, mas é o preço a se pagar pela paz no trânsito”, finaliza o deputado federal.
Fonte: Thatiana Miloso Ex-Libris Comunicação Integrada