Na próxima quarta-feira, 22 de junho, às 15h30min, será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto “Fazendinha”. Esta é a segunda E.T.E que será entregue pela atual Administração Municipal e também do SAEF – Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira.
A construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto somente foi possível graças ao financiamento, aprovado pela Câmara Municipal, e realizado junto à Caixa Econômica Federal, que também foi o agente técnico fiscalizador da obra. O valor do empreendimento ultrapassa R$5.500.000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais).
A E.T.E “Fazendinha” está localizada na Rodovia Municipal Marcolino Reducino, e terá capacidade para tratar, nesta primeira etapa, com a entrega do primeiro módulo, os efluentes líquidos domésticos de aproximadamente 25.000 (vinte cinco mil) habitantes.
No entanto, mesmo com a conclusão da obra, a Autarquia não poderá iniciar o tratamento de esgoto imediatamente, uma vez que ainda não existem os emissários que levarão os efluentes até a E.T.E. Além disto, o custo para operação da estação de tratamento de esgoto é alto, em razão da necessidade de contratação de funcionários especializados (operadores de E.T.E); aumento no consumo de energia elétrica; aumento no consumo de produtos químicos, entre outros.
“A situação do SAEF é bastante complicada. Terminamos a construção da Estação de Esgoto, mas não temos condições financeiras de construir os emissários e nem de custear seu funcionamento. Além disto, temos que pagar o empréstimo e investir na melhoria e ampliação do tratamento de água. Somente com a conclusão do processo de concessão será possível garantir água e esgoto tratado a 100% da população ferreirense” comentou Beto Utinetti, Superintendente do SAEF.
Fonte: Assessoria do SAEF