Com participação voluntária do professor faixa preta em jiu-jitsu Alexandre Moreno, o Pit Bull, e o instrutor faixa marrom Joseilton Bezerra, o Jô, o projeto da Divisão Municipal de Esportes que tem como objetivo ensinamentos em arte marcial na modalidade oferece a prática para crianças com idade a partir de 7 anos de idade, estendendo a adolescentes e adultos.
Os interessados em participar das aulas, que estão disponíveis há cerca de 3 meses, podem procurar pelas informações diretamente na Divisão de Esportes, localizada à avenida Ângelo Ramos, s/nº, anexa ao Ginásio de Esportes Adriano José Mariano, ou no Centro Educacional Pedagógico (mesmo endereço), no horário em que as aulas são ministradas: segundas, quartas e sextas, das 19 às 21 horas; e aos sábados, das 13h30 às 15h30. No caso de pretendentes menores de idade, a inscrição somente é feita com o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
O jiu-jitsu, pelas suas origens, representa “suavidade” e “brandura”. É uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os samurais usavam armaduras.
No Brasil a arte foi introduzida em meados de 1917, com o objetivo de receber bem imigrantes japoneses no país.
Fonte: AECI