A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE) promoveu na durante essa semana audiência pública para debater os rumos da Educação Profissional do país.
Membro titular da Comissão, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) defendeu a instituição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) na qualificação profissional dos jovens e adultos brasileiros.
O Pronatec tem como um de seus objetivos finais ampliar para 600 o número de escolas técnicas do país, atendendo a mais de oito milhões de estudantes e trabalhadores de todo o Brasil no prazo de quatro anos. Para o deputado nossa região poderia ser beneficiada por mais unidades do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica, com cursos voltados para o nosso desenvolvimento econômico e educacional.
Na opinião do ex-prefeito de São Carlos e agora deputado federal, o Programa surge no cenário nacional como um importante mecanismo para acelerar o processo de qualificação da mão de obra brasileira.
Newton Lima complementou seu pronunciamento afirmando que um dos grandes pontos positivos do Pronatec é a utilização das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na expansão gratuita do ensino técnico profissionalizante.
“… São entidades que aplicam um ensino da mais alta qualidade, absolutamente integrado ao sistema produtivo e capaz de ofercer respostas qualificadas às necessidades do mercado de trabalho nacional …”, elogiou o deputado, que ainda parabenizou os 60 anos das unidades do Senai e Senac em São Carlos, ambos celebrados em 2011.
Fonte: Thatiana Miloso – Ex-Libris Comunicação Integrada