A Associação dos Canoeiros do Rio Mogi-Guaçu de Porto Ferreira realizou no dia 26 de junho de 2011, a décima sexta Procissão Fluvial em Louvor a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A concentração ocorreu na área de lazer “João Ferreira”, local da sede da Associação, onde os canoeiros se reuniram a partir das 15 horas, aguardando o momento da procissão fluvial. A imagem de São Pedro posta em andor apropriado e toda enfeitada foi conduzida pelo canoeiro Walter Angelucci, que ficou com a sua guarda durante o ano, seguida por mais treze embarcações que navegaram rio acima até o rancho da Família Marangon, por aproximadamente três quilômetros, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, Vila Sibila.
Retornando à área de Lazer, os presentes aguardavam a chegada da procissão, a Imagem de São Pedro foi retirada da canoa do canoeiro Walter e conduzida até um altar especialmente preparado, pelos canoeiros Walter Angelucci, Henrique Ribaldo, Cláudio Faria, e Eder Pedroso. A senhora Penha, esposa do canoeiro Toninho Barbosa, que a dezesseis anos participam dos eventos e atos religiosos dos Canoeiros fez com grande devoção a oração a São Pedro, onde, os presentes em momento de grande concentração elevaram seus pensamentos ao Santo devoto. Logo após houve o levante do mastro com as imagens tradicionais Santos das festas juninas, seguido com queima de fogos de artifícios, e acendimento de fogueira.
Em seguida, a Associação ofereceu aos presentes, leite achocolatado, chá, pipoca, tudo elaborado e carinhosamente preparado pela da família do Canoeiro Caetano Peripato, e um delicioso cuscuz preparado pela Sra. Vera Antonini, esposa do presidente Sergio Antonini.
A Imagem de São Pedro ficará sob a guarda de canoeiro Moacir Reducino, até o próximo ano, quando novamente a procissão fluvial se realizará.
Associação dos Canoeiros representada pelo seu presidente Sérgio Antonini, agradece a todas as pessoas que de forma direta e indireta colaboram para o êxito de mais esta Festa em louvor a São Pedro, principalmente a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, Gomes Imóveis, a Família Peripato, comerciantes, seus associados, e colabores.
Fonte: Associação dos Canoeiros