A cada temporada, a Semana Nenete de Música Sertaneja se torna um dos festivais de maior referência em seu gênero, não somente no Estado de São Paulo, mas em todo o país. Visitantes de pelo menos dez estados diferentes, e de dezenas de outras cidades vizinhas e de quase todas as regiões paulistas, estiveram presentes no recinto.
Nos quatro dias de festa, segundo projeções da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar – que realizaram um ótimo serviço de segurança no recinto – foram mais de 100 mil pessoas, 40 mil somente no penúltimo dia, o sábado (9). O festival não registrou nenhum grande incidente, dentro e fora do recinto.
Assim, estas milhares de pessoas que participaram ao menos um dos quatro dias de festa puderam curtir atrações simultâneas de apresentações tipicamente caipiras e folclóricas, com exposições, restaurantes com cardápios específicos da cultura caipira e rural, além dos espetáculos musicais, com alguns dos mais consagrados artistas do cancioneiro caipira.
Na sexta-feira (8) aconteceu a Procissão dos Andores, que saiu da Igreja Santo Antonio e percorreu toda a extensão do recinto.
Além das atrações folclóricas, como “contação de causos”, festival folclórico e catira, houve as apresentações especiais com o comunicador Ferretti Jr., e os shows com os consagrados Matogrosso & Mathias e as Irmãs Barbosa.
Sábado – No feriado estadual de 9 de julho, a primeira atração do dia foi a visita ao túmulo de Nenete, no Cemitério Municipal. Numa singela homenagem ao músico, que brilhou no gênero sertanejo de raiz, nos anos 50 aos anos 70, houve apresentações de violeiros e de corais.
Num dos palcos montados, aconteceu a apersentação especial com os humoristas Clayton Silva e Paulo Piolli, ambos do sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que estrelam o quadro “Êta Fuminho Bom”, de “A Praça é Nossa”, apresentado pelo ator e diretor Carlos Alberto da Nóbrega.
Nos musicais, o dia de maior visitação da história da Semana Nenete – cerca de 40 mil pessoas circularam pelo recinto – houve uma concorrida apresentação musical do cantor Edson, além da dupla Belmonte & Amaraí, e no final do dia, a apresentação da dupla João do Carmo & Cancioneiro.
Domingo – Logo pela manhã aconteceu a Missa Sertaneja, com uma concentração de fiéis. Ainda pela manhã, mais de uma centena de participantes realizaram a Procissão dos Cavaleiros que percorreram trechos de ruas centrais e adentraram ao recinto da festa.
Durante o período da tarde, mais atrações capiras e folclóricas: Catira Pirassununguense, Paiol de “Contação de Causos”, festival folclórico, Café com Chorinho Caipira, Roda de Violeiros e a apresentação do trio Dorinho, Iara e Pontelli, que culminou com a homenagem ao cantor Dorinho, que recebeu homenagens especiais por sua histórica presença no trio Nenete, Dorinho e Nardelli.
A dupla Felipe & Falcão e Divino & Donizete encerraram a programação de shows.
Acesse a estação “fotos” do site e veja mais imagens.