No dia 21 de julho será realizado em Porto Ferreira o evento “Exportar Para Crescer – Novos Caminhos para o Mercado Externo”, composto de seminário, encontros de negócios e despachos executivos, sendo estes conduzidos por dirigentes de entidades e empresas que atuam no comércio internacional.
A coordenação dessa iniciativa está a cargo da Associação Comercial e Empresarial e da Prefeitura de Porto Ferreira, contando com o apoio do Sindicato da Indústria de Produtos Cerâmicos (Sindicer), da São Paulo
Chamber of Commerce, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e do Sebrae-SP, bem como de Associações Comerciais da região.
Trata-se de uma ação do projeto “Exporta, São Paulo”, fruto de acordo de cooperação entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, a Facesp e a São Paulo Chamber of Commerce, braço de desenvolvimento de negócios internacionais das 420 associações comerciais paulistas. Os trabalhos visam a fomentar as exportações do Estado, com o aumento da base de exportadores, notadamente de produtores de micro, pequeno e médio portes, envolvendo pessoas jurídicas e físicas.
Comparando-se os meses de janeiro a maio de 2010 com igual período de 2011, observa-se que, apesar da valorização do real frente ao dólar, as exportações de diversos produtos da região aumentaram extraordinariamente. São exemplos as tomadas elétricas, de Porto Ferreira (crescimento de 412%); as talhas, cadernais e moitões manuais, de Araras (crescimento de 784%); acessórios para tubos de plásticos, de Descalvado (crescimento de 292%); máquinas e aparelhos para misturar e amassar, de Leme (crescimento de 784%); ceras para dentistas, de Pirassununga (crescimento de 479%); bebidas alcoólicas, de Santa Rita do Passa Quatro (crescimento de 993%); e ladrilhos cerâmicos, de Tambaú (crescimento de 122%).
Esses dados mostram que a região de Porto Ferreira, por já ter uma razoável cultura exportadora, deverá responder positivamente aos estímulos do projeto “Exporta, São Paulo”, voltados, precipuamente, para a inserção de pequenos produtores em negócios de exportação. Entre as atividades básicas em andamento destaca-se o levantamento do perfil do produtor paulista, que possibilitará definir a vocação produtiva e qualificar a oferta exportável daqueles municípios.
Os organizadores do “Exportar Para Crescer” estão encorajando os produtores da região a fornecerem os seus perfis àquelas entidades, para que se avalie o potencial exportador de cada um. As informações neles contidas serão, também, utilizadas na preparação dos encontros de negócios da tarde do dia 21 de julho, quando os exportadores e produtores terão contatos com dirigentes de empresas comerciais importadoras e exportadoras e outros prestadores de serviços de exportação e importação.
Com o intuito de mobilizar e sensibilizar os produtores para negócios de exportação e de conferir caráter eminentemente prático ao evento, decidiu-se estruturá-lo em três partes, quais sejam seminário (das 9h às 13h), encontros de negócios (das 14h às 17h) e despachos executivos (das 14h às 17h). Estes serão conduzidos por dirigentes e representantes de entidades e empresas que atuam no comércio internacional, destacando-se, entre outras, o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras – CECIEx, a própria ACE de Porto Ferreira, o Sindicer, a São Paulo Chamber of Commerce/Facesp, as Associações Comerciais, o Sebrae-SP, o IPT/Progex, a Codesp (Autoridade Portuária de Santos), o Bradesco, os Correios, a Edison Embalagens, a UFSCar e a USP de São Carlos, bem como as Edições Aduaneiras.
A abertura dos trabalhos, no Clube de Campo das Figueiras, estará a cargo do prefeito Maurício Rasi, Nilson Pissinatti (presidente da ACE local), e Élio Bonelli (presidente do Sindicer), com a participação de autoridades
e outras lideranças empresariais regionais.
Após o evento do próximo dia 21, serão realizadas, na ACE de Porto Ferreira, oficinas técnicas na forma de workshops sobre temas específicos
de comércio exterior, com vistas a consolidar a mobilização de produtores
para a exportação e a capacitá-los para negócios internacionais. Entre os assuntos a serem tratados destacam-se a adequação de produtos a mercados externos, a logística de exportações e importações, a formação de preços e os procedimentos administrativos de exportação e importação. Ao término do primeiro ciclo de trabalhos na região, as entidades promotoras do “Exportar Para Crescer” pretendem organizar missões empresariais ao exterior, com o apoio das Áreas de Relações Internacionais e Inteligência Comercial da São Paulo Chamber of Commerce/Facesp.
Informações, inscrições e agendamento de encontros de negócios na Prefeitura de Porto Ferreira, pelo telefone/fax (19) 3585-6097, pelo e-mail incom@portoferreira.sp.gov.br ou pelo site www.sp-chamber.com.br/exporta.
Fonte: Assessoria do “Exportar Para Crescer”