O vereador Rômulo Rippa utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Porto Ferreira, na noite desta segunda-feira, 18 de julho, para discursar sobre a mudança da empresa Açotec Perondi Engenharia para a cidade vizinha de Descalvado.
Veja abaixo alguns trechos do discurso parlamentar:
“Senhores, daqui, esta noite farei um paradoxo entre o passado e o futuro em nossa cidade.
Perondi Igínio era italiano, desde os 12 trabalhava, quando saiu da Itália e foi pra Argentina. Desde a adolescência foi empreiteiro e com 19 anos já era um respeitado empreendedor. Na Argentina, depois de uma crise, veio para o Brasil em 1913. Em 1915 casou-se Iracema Maria Amélia Massoni…
…Auto-didata, com alta capacidade gerencial foi convidado a ser o gerente do banco agrícola na cidade. Em 1934, tornou-se sócio do Comendador Agostinho Prada, quando iniciaram a exportação de algodão em pluma, que seria manufaturado em solo ferreirense mais tarde, através da Fiação Amélia, construída 13 anos depois…
…Os anos passaram e por aqui continuou a maioria de seus descendentes.
Ao lado de Paschoal Salzano, Nicolau de Vergueiro Forjaz e alguns outros grandes empreendedores, Perondi Igínio foi um dos principais personagens que fomentaram o real desenvolvimento econômico e o progresso local.
Tão grande era esse progresso que nos permitiu usar por muitos anos o adjetivo: “Encruzilhada do Progresso”.
Então aqui cabe a reflexão: Qual ferreirense não admirou tais expoentes ou teve alguns de seus familiares empregados por estas indústrias?
Encontramos um paradoxo: décadas depois a mesma cidade que proporcionou condições para o avanço e engrandecimento do setor empresarial, hoje fecha as portas para os descendentes dos pioneiros desse crescimento ilustrado no século passado.
Na última semana, notícia veiculada pelo site “Porto Ferreira Hoje” publicava o acordo entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e a Empresa “Açotec Perondi Engenharia” que desde 1995 produz estruturas metálicas, pré-moldados em concreto, fundações e demais construções em Porto Ferreira e região. Esta empresa é propriedade de dois netos do grande empreendedor italiano-ferreirense.
Esta empresa através deste acordo anunciou sua ida para o município vizinho uma vez ter benefícios e incentivos pelo Poder Público daquela cidade, oferecidos por programas de incentivo ao desenvolvimento descavaldense…
…Entristecido, deixarei essa tribuna, solicitando ao Executivo Municipal,… a urgência para que possamos planejar um futuro mais promissor no setor do desenvolvimento empresarial em nossa cidade…
…Precisamos de um verdadeiro Centro Empresarial, maior do que o já instituído e com infra-estrutura o suficiente que possamos estar competitivos aos outros municípios, quando está em questão a geração de emprego, renda e dignidade em Porto Ferreira…
Fonte: Vereador Rômulo Rippa