O longa “Viajo porque preciso, Volto porque te amo” será a atração da noite no Theatro Carlos Gomes, no dia 22 de julho, às 20 horas, em São Simão. Para comentar a sessão e relatar a experiência de produzir esse trabalho, foram convidados os produtores Caio e Fabiano Gullane.
Os irmãos Gullane, se dedicam ao audiovisual desde o início da década de 90, com produção de conteúdo para cinema e televisão. A dupla chamou a atenção da crítica logo no primeiro longa-metragem com assinatura da produtora Gullane. “Bicho de Sete Cabeças”, da diretora Laís Bodanzky e roteiro de Luiz Bolognesi, foi lançado no ano 2000, conquistando mais de 40 prêmios em todo o mundo. Caio e Fabiano também são responsáveis pela produção de filmes que marcaram a atual cinematografia brasileira, com sucessos de crítica e público, como: Carandiru, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e As melhores Coisas do Mundo.
A trama se desenvolve através do personagem José Renato (Irandhir Santos) de 35 anos, que é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre, ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.
O filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo foi selecionado para o Festival de Veneza 2009 e desde então vem conquistando prêmios em importantes festivais pelo Brasil e pelo mundo.
Confira a programação do festival:
22/07 – sexta-feira
10h – Oficina de Cinema
15h – Teatro “Florisbela e os dois pretendentes” (Cia. Ainda Sem Nome) (Praça da República)
16h – Sessão Infantil – Dia internacional da Animação
19h30 – Trajeto Cultural
20h – Exibição do filme “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, com comentários dos irmãos Caio e Fabiano Gullane
23/07 – sábado
10h – Oficina de cinema para crianças (Escola Simão da Silva)
15h – Teatro – Cia. Engasga Gato (Praça da Amizade)
16h – Sessão Infantil – Dia internacional da Animação
19h30 – Trajeto Cultural e Bloco Bom Dia Comunidade
20h – Exibição do filme “As Melhores Coisas do Mundo”, com comentários de Francisco Miguez
24/07 – domingo
15h – Teatro “Ai, Amor…” (Cia. de Teatro Boccaccione) (Praça da República)
16h – Sessão Infantil – Dia internacional da Animação
16h30 – Trajeto Cultural (Praça da Matriz)
17h – Anúncio dos vencedores do Festival de Curtas
17h30 – Filme “É Proibido Fumar”, com comentários de Ana Muylaert
20h – Encerramento com músicos locais (Praça da Amizade)