Visando a formação continuada e o envolvimento permanente em questões pedagógias,os gestores da educação de Porto Ferreira participam de reuniões semanais e de encontros proporcionados por instituições parceiras do Município, tais como o Instituto Aprender a Ser, Instituto Ayrton Senna, Unicamp, UFSCar e outros.
No último sábado (30/07), os gestores das Emeis Professora Otilia da Silva Silveira, Professora Jandyra Vianna Forjaz, Mãe Maria, Professor Alcides Salzano e Professora Jandira Fortes Denunci participaram de mais um encontro promovido pelo grupo Mmathema, que promove pesquisa e experiências com novos métodos de aprendizagem, sendo coordenado pelas professoras-doutoras Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz. A principal característica é proporcionar a formação do professor que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Preocupando-se também com a formação continuada dos professores, na semana de 18 a 22 de julho, na Unicamp, participaram de momentos relacionados ao estudo do ensino de Química, dois professores do ensino básico (PEB II), titulares de cargo, vinculados à Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade, foram abordadas questões relacionadas à utilização diária de produtos químicos, à análise de problemas gerais referentes à qualidade de vida dos seres humanos e aos impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento desordenado dos países. A proposta é de que seja contextualizado o ensino dos conteúdos de Química, desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre o mundo que o cerca.
Também foi oportunizado aos monitores de creches, durante todo o dia 27 de julho, nas dependências da Creche Roberto Henrique João, oficinas relacionadas ao planejamento pedagógico do 2º semestre/2011 e, ainda, para a organização das diretrizes e matrizes curriculares que estão sendo elaboradas para a Educação Infantil. O trabalho foi realizado sob a coordenação do Instituto Aprender a Ser, tendo como tutoras a professoras Rosimeire e Carla.
“Estamos iniciando o 2º semestre motivados a proporcionar momentos diversos de qualificação profissional. Para tanto já temos organizado a continuidade do Programa Gestar I e Matemática para Todos, sendo o primeiro relacionado aos PEB I do Ensino Fundamental, tendo como temas as Linguagens, a Escrita e a Oralidade; e o segundo, à utilização de matérias adquiridas para as salas de recursos, já instaladas em sete das unidades educacionais do Ensino Fundamental do Município, tais como Soroban, Material Dourado, Blocos Lógicos e Calculadora Sonora”, afirma a diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Cecília Rossi.
“Esperamos que os cursistas se tornem multiplicadores para que possam, com a velocidade e intensidade que o mundo atual nos exige, disseminar e aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a oferecer o ensino de qualidade que os alunos ferreirenses esperam”, conclui Maria Cecília.
Fonte: AECI/Prefeitura