O Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem em 2010. O órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.
Considerando apenas as escolas com alto índice de participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.
Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
“Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid [regime de segregação racial na África do Sul], causado por uma educação que não é oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram que essa desigualdade [da qualidade do ensino oferecido por públicas e particulares] começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar. O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual”, avalia.
Colégio Cooperativo tem nota acima da média nacional
Com 643,33 pontos o Colégio Cooperativo teve o melhor desempenho da cidade, sendo seguido pelo Centro Educacional João Paulo Magnane de Souza, com 611,06 pontos. As escolas públicas de Porto Ferreira obtiveram a seguinte pontuação: Washington Luiz, 546,34; Pedrina Pires Zadra, 541,33 e Mário Borelli Thomaz 537,79. A média nacional foi de 537 pontos, enquanto a média dentro do Estado de São Paulo ficou em 561 pontos.
O Colégio John Kennedy de Pirassununga, que mantém uma unidade de ensino fundamental em Porto Ferreira obteve a média de 627,96.
O Colégio Cooperativo foi o que mais teve alunos participando percentualmente do ENEM 2010, 92% (25), seguido pelo Centro Educacional João Paulo Magnane de Souza (Objetivo), com 82% (19). Nas escolas públicas a participação dos alunos foi percentualmente menor. A participação dos alunos do Mário Borelli Thomaz foi de 61% (103); do Pedrina Pires Zadra de 27% (25), e do Washington Luiz foi de 20% (41).
Quanto menor a participação dos alunos no exame torna-se mais difícil uma avaliação em relação ao desempenho da escola.