Num jogo incrível e histórico, o Palmeirinha venceu o Joseense por 3 a 0 e conquistou a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista sub-20 da Segunda Divisão. O gol da classificação foi marcado pelo goleiro Maicon numa cobrança de falta do campo de defesa, aos 45 minutos do segundo tempo.
A partida foi disputada na tarde do último sábado (17), no campo do Centro Poliesportivo João do Pulo, em São José dos Campos. Como havia vencido o primeiro confronto, em Porto Ferreira, por 2 a 0 – e teve melhor campanha na primeira fase –, o time da casa podia perder por até dois gols de diferença para se classificar.
Precisando ganhar por três gols de vantagem, o Palmeirinha pressionou desde o início da partida. No primeiro tempo, o goleiro Maicon não fez nenhuma defesa sequer, enquanto o ataque perdeu várias chances de gol.
A pressão seguiu na segunda etapa e surtiu efeito aos 13 minutos, quando Índio marcou por cobertura, abrindo o placar para o time de Porto Ferreira. Sete minutos depois, as coisas se complicaram para o Palmeirinha: o zagueiro Pio agrediu um atacante adversário e foi expulso.
Com dez homens em campo e precisando marcar mais dois gols, o técnico Ricardo Luís do Nascimento, o Lingue, resolveu abrir o time, sacando dois laterais e um volante e lançando a equipe ao ataque. Aos 37’, Mário Sérgio escapou pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado. Pênalti, que Renato cobrou e marcou: 2 a 0 para o Palmeirinha.
Goleiro faz história
A partir daí, a partida seguiu emocionante. O Palmeirinha, mesmo com um jogador a menos, continuava pressionando em busca do gol que lhe daria a classificação. Por sua vez, o Joseense atuava retrancado, tentando garantir o resultado e apostando nos contra-ataques.
Foi aí que começou a brilhar a estrela do goleiro Maicon, que, sem exageros, construiu uma das mais incríveis histórias do futebol paulista. Primeiro, ele fez uma defesa milagrosa com os pés, impedindo o gol do time de São José num contra-ataque. Depois, aos 45 minutos, veio o lance incrível.
Tentando ganhar tempo, numa jogada bastante comum nessas situações, um atacante do Joseense cometeu uma falta despretensiosa sobre Léo, zagueiro do Palmeirinha. A infração ocorreu na linha lateral da grande área alviverde, quase paralela ao local de onde se cobra o tiro de meta.
Os nove jogadores de linha do Palmeirinha foram ao ataque esperar o lançamento do goleiro Maicon, numa última tentativa de tentar o gol salvador. Maicon, então, bateu forte na bola em direção ao campo ofensivo e contou com a ajuda do vento forte para que o chute ganhasse ainda mais força. A bola foi em direção ao gol do Joseense. O goleiro local saiu para fazer a defesa, mas errou o tempo de bola, viu ela quicar à sua frente, o encobrir e entrar na meta. Gol de goleiro. Palmeirinha 3 a 0, classificado.
“No final do jogo, jogadores dos dois times choravam, uns de alegria, outros de tristeza”, relata Wagner Sasso, um dos diretores da Salto Sports – empresa que administra o departamento de futebol do Palmeirinha. “Todos jogaram bem, mas Maicon pela defesa milagrosa e o gol no último minuto, Renato, com uma atuação perfeita, Guilherme, Índio, Rafael, Kevin e Mário Sérgio se sobressaíram”, conclui.
Mauaense é o próximo adversário
Nas quartas de final do Campeonato Paulista sub-20 da Segunda Divisão, o Palmeirinha enfrentará a Mauaense. O time de Mauá se classificou com duas vitórias sobre o Tupã: 2 a 0 fora e 1 a 0 em casa.
As partidas devem ocorrer nos próximos dois sábados (24 de setembro e 1º de outubro), mas as datas e horários serão definidos oficialmente pela Federação Paulista de Futebol no decorrer desta semana.
O departamento de futebol profissional e o sub-20 do Palmeirinha são administrados pela Salto Sports. A empresa agradece o apoio da Prefeitura de Porto Ferreira.
Fique por dentro das novidades do Palmeirinha:
Site: www.saltosports.com.br
Twitter: @saltosports
Facebook: Sociedade Esportiva Palmeirinha