A um ano das eleições municipais, os principais partidos políticos de Porto Ferreira vêm se movimentando no intuito de formar fortes grupos para a disputa de vagas na Câmara Municipal e também da Prefeitura.
Os políticos da cidade escondem o jogo quando o assunto é mudança de partido. Na reta final para as filiações partidárias, a situação em algumas legendas é de “vaca desconhecer bezerro”.
Tem político que aparece como “promessa” de filiado em mais de um partido. As informações são as mais desencontradas. Muitos só vão se definir nos instantes finais.
De acordo com o calendário eleitoral, um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, sexta-feira, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE.
O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.
Na cidade, os partidos disputam o passe de políticos que estão sem mandato e pretendem disputar as eleições municipais de 2012.