O programa Mais Educação, do governo federal, já está funcionando em Porto Ferreira. Seu objetivo é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que foram agrupadas em campos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Em Porto Ferreira o pioneirismo veio com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor José Gonso. Ali estão sendo desenvolvidas atividades de Jiu-Jitsu, Jogos Matemáticos, Banda Fanfarra, Informática e Dança, num total de 125 alunos participantes. Para que o projeto caminhe, foi firmada uma parceria com a faculdade Asser, a qual cedeu três salas, onde os alunos desenvolvem suas atividades.
Essa iniciativa do MEC teve início em 2008 e chegou a Porto Ferreira este ano. Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos que são utilizados no ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio, conforme as necessidades do programa.
“Os alunos se interessam muito e participam das atividades que, tenho certeza, auxiliarão no desenvolvimento em sala de aula”, diz a diretora da escola, Elaine Aparecida dos Santos Chiarello.
Para o prefeito Maurício Rasi, esta ação demonstra a preocupação do governo municipal com a educação. “A busca deste recurso é prova de que tratamos a educação como prioridade”.
Fonte: AECI/Prefeitura Municipal