O vereador do PPS ferreirense Élcio Arruda, solicitou através de requerimento aprovado por unanimidade na Câmara Municipal na segunda-feira, 10 de outubro, a criação através de Governo do Estado de ‘delegacias’ para proteção e defesa de animais.
Élcio em sua justificativa relata que hoje quando o cidadão quer fazer uma denúncia ou obtiver uma informação sobre algum animal desaparecido, não encontra um orgão especializado na área. Nesta delegacia de acordo com a sugestão do vereador haveria um local para realmente “proteger” os indefesos animais, que sofrem diariamente com verdadeiras covardias por parte de seus donos e ou terceiros.
Alguns serviços que esta ‘delegacia’ poderia prestar:
– receberia denúncias de maus tratos (através de disk denúncia) ou pessoalmente no local, punindo o infrator;
– realizaria o cadastro e identificação de animais (principalmente cães e gatos), através de coleiras com chips;
– localização de animais abandonados ou perdidos;
– expedição de carteirinhas de vacinação, e outros serviços.
O vereador enviou a proposta diretamente ao Governador Alckimin e ainda solicitou a intervenção do deputado Estadual Alex Manente para criação de uma lei específica para que o projeto realmente saia do papel e tome corpo, sendo instalado em cidades do Estado e principalmente em Porto Ferreira, pois o projeto poderá ser posto em prática através de parcerias entre prefeituras e governo do Estado.
“Enviei também proposta ao prefeito municipal, pois este projeto se somaria a outros projetos em andamento, como a criação do Cento de Zoonoses (canil/gatil), de autoria do vereador Maguila e também ao cadastramento de cães que já está acontecendo no município após minha solicitação ao prefeito municipal, em breve teremos também o início das castrações”, palavras do vereador Élcio Arruda.
“O que é legal e importantíssimo ressaltar também é que a população ferreirense está cada vez mais interessada em colaborar com a causa, ótimos exemplos disso são o trabalho da vigilância sanitária e da ONG do município “bicho sem grana”, esta vem prestando vários serviços de forma gratuita em prol dos animais abandonados, com castrações e cuidados gerais”, completou Élcio.