Profissionais do Departamento Municipal de Educação participaram de curso de formação e seminários nas últimas semanas. As ações fazem parte do programa de constante capacitação dos educadores e melhoria da qualidade de ensino em Porto Ferreira.
Veja a seguir um resumo dos eventos.
Curso de gestores
O VII Curso de Formação de Gestores e Educadores (Programa Educação Inclusiva – Direito à Diversidade) teve como objetivo disseminar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, formar gestores e educadores conforme a nova perspectiva do Atendimento Educacional Especializado realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais, ampliar as informações sobre a educação inclusiva a fim de contribuir com a construção e gestão de sistemas educacionais inclusivos.
A implementação de educação inclusiva é um processo gradativo e, para que ele aconteça, além das condições físicas da escola e o professor preparado, é necessário que haja um envolvimento por parte de todos os outros funcionários da escola.
Seminário com ministro
O segundo Seminário Estadual de Educação Integral, ocorrido em São Bernardo do Campo (SP) nos dias 3 e 4 de outubro, tratou do tema “Currículo: Ampliando os horizontes para a construção da cidadania”. Este tema vem ao encontro dos trabalhos já desenvolvidos pelo Departamento de Educação. A contribuição deste seminário para Porto Ferreira foi de grande valia, visto que a partir deste ano a Emef Professor José Gonso oferece o Programa de Educação Integral chamado Mais Educação, com atividades no turno inverso, com aulas de Jiu-jitsu, Informática, Jogos Matemáticos, Dança e Fanfarra. Além desta escola, a rede municipal conta com a Educação Integral em escolas de Educação Infantil.
O seminário de São Bernardo do Campo contou com importantes participações, como a do ministro Fernando Haddad e da secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Rodrigues Repulho, que agregaram muitos conhecimentos falando sobre políticas educacionais como fator de desenvolvimento. Além disso, aconteceram oficinas temáticas e apresentações das diversas cidades participantes, com seus alunos mostrando um pouco do que aprendem durante o período integral.
Seminário Instituto Ayrton Senna
Participantes do seminário promovido pelo Instituto Ayrton Senna
Também nos dias 3 e 4 de outubro estiveram em São Paulo, participando do Seminário de Gestão Educacional do Instituto Ayrton Senna, a diretora do Departamento de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme Rossi, juntamente com a coordenadora do Programa Gestão Nota 10, Cláudia Regina Lopes Aguiar, e a coordenadora do Programa Circuito Campeão, Ângela Lúcia Cardoso Reis.
O seminário teve a finalidade de proporcionar troca de experiências positivas entre municípios que contam com a parceria da instituição em ações pedagógicas. As Secretarias e Departamentos dos municípios parceiros enviaram delegações para este evento. Porto Ferreira apresentou o tema “Formação Continuada no Município”, com os programas Gestar de Língua Portuguesa e Matemática Para Todos, que contemplam professores da rede do 1º ao 5º anos.
O evento contou também com palestrantes, cujos temas abordados foram: “Inovar na Gestão e Garantir Aprendizado”, com a doutora Helena Singer; “Educação pela Sustentabilidade”, com a doutora Andrée de Ridder Vieira; e “Políticas Públicas”, com a doutora Maria Auxiliadora.
Seminário Ideb-USP
No dia 10 de outubro estiveram na Universidade de São Paulo (USP) a supervisora de ensino Cláudia Regina Lopes Aguiar e a orientadora pedagógica Mara Borodinas Nucci, que participaram do seminário “Bons Resultados no Ideb”. O evento destinou-se a divulgar os resultados da pesquisa quanto ao desempenho dos municípios no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tendo como responsável pela coordenação dos trabalhos os professores-doutores Romualdo Luiz Portela de Oliveira e Ocimar Munhoz Alavarse.
Foram explanados estudos exploratórios de fatores explicativos, desenvolvidos de 2008 a 2011, estudando 40 municípios nos Estados de São Paulo – cujo município de Porto Ferreira está inserido –, Ceará e Mato Grosso do Sul, que obtiveram bons resultados no Ideb em 2005 e 2007. Concluiu-se no evento que as provas aplicadas nos municípios se fazem necessárias, podendo ter uma visibilidade ainda maior de quais as ações serão elaboradas pela Secretaria e Departamento de Educação.
Fonte: comunicacaoportoferreira.wordpress.com