Os 146.892 estudantes inscritos para a primeira fase da Fuvest, vestibular da USP (Universidade de São Paulo) devem ficar atentos ao site do processo seletivo ( http://www.fuvest.br/index.html ) na manhã desta segunda-feira (21). Serão divulgados os locais da prova que vai ser realizada neste domingo (27).
Nessa primeira etapa, os candidatos vão responder a 90 perguntas de múltipla escolha que vão contemplar todo o conteúdo do ensino médio. Serão cobradas questões de história, geografia, literatura, português, língua estrangeira, matemática, biologia, física e química.
A prova começa às 13h e termina no máximo às 18h. É recomendável que os alunos cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência e levem alimentos leves para comer durante o exame.
Os estudantes concorrem a 10.852 vagas na USP e 100 vagas na Faculdade de de Ciências Médicas da Santa Casa. Esse ano do total de estudantes 18.799 são treineiros, e não concorrem diretamente às vagas.
Os resultados da primeira fase devem ser divulgados no dia 19 de dezembro junto com os locais de prova da segunda fase.
A prova dessa etapa vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. No primeiro dia os estudantes vão responder a 10 questões de português e redigir uma redação. No dia seguinte a prova terá 16 questões discursivas sobre todo o conteúdo do ensino médio. E no ultimo dia os estudantes responderão a 12 questões discursivas de discpilinas obrigatórias par aa carreira escolhida.
Mudanças
Este ano a nota da primeira fase volta a ser computada na pontuação final. A nota do aluno será a média aritmética dos resultados das quatro provas do vestibular.
Além desse motive para se sair bem no processo seletivo o aluno também não deve esquecer que a nota de corte para ser aprovado para a segunda fase mudou. Até o ano passado bastava tirar 22 pontos, a partir deste ano a nota exigida passa a ser 27 pontos.
Mesmo assim o aluno deve ficar atento, pois dependendo da dificulfdade do curso e da competencia dos outros candidatos a nota de corte de uma determinada carreira pode ser maior. Ano passado para passar para a segunda fase os candidatos a uma vaga no curso de medicina foi de 70 pontos.
Fonte: R7 e fuvest