No último sábado (19/11) os agentes da Seção de Controle de Vetores realizaram atividades preventivas no período da manhã, retirando água de vasos nos cemitérios municipais, a fim de evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Ainda no sábado, a seção esteve presente no Sacode a Praça, expondo os equipamentos de segurança, aquários com peixes larvófagos, e um aquário com larvas que chamou muito a atenção do público, principalmente o infantil. No palanque, eram feitas perguntas sobre a dengue pelas agentes vestidas de mosquito, e as crianças que respondiam ganhavam peixinhos. Houve distribuição de panfletos e informações sobre prevenção e sintomas da dengue.
“Aproveitamos para agradecer a colaboração da Vigilância Sanitária, Aquário Porto, Vila Rica Magazine, Quitanda do Queijinho, aos agentes de vetores envolvidos nos eventos, à equipe de IEC, Administração Municipal e aos responsáveis pelo evento”, disse Helen Cabral Heller Zini, chefe da Seção de Controle de Vetores.
Lembrete
Não deixe água parada. Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, causada por um vírus transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas tem início súbito, com febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, na musculatura e nas juntas. Podem surgir manchas avermelhadas na pele. As formas mais graves da doença são as formas hemorrágicas, que podem até matar.